O CNT da Líbia (Conselho Nacional de Transição) anunciou nesta quinta-feira (28) a nomeação de Mahmud Nacua, escritor e intelectual de 74 anos, como o embaixador líbio em Londres, um dia depois que o Reino Unido reconheceu os rebeldes como o único governo legítimo na Líbia.
“O CNT nomeou um embaixador para ocupar-se dos assuntos diplomáticos”, declarou Guma Al Gamaty, coordenador do CNT no Reino Unido. O CNT é o organismo político dos insurgentes que se opõem ao regime do ditador Muammar Gaddafi.
Na quarta-feira (27), o Reino Unido reconheceu o governo rebelde como o “único governo legítimo” da Líbia, convidando seus diplomatas a tomar posse da embaixada líbia em Londres após a expulsão dos últimos oficiais de Gaddafi no país.
Em entrevista coletiva, o chefe da diplomacia britânica, William Hague, disse que a partir de agora o CNT será tratado como “a única autoridade governamental da Líbia”.
O Reino Unido, que participa ativamente nas operações da Otan (aliança militar do Ocidente) contra as forças de Gaddafi na Líbia, se aproximou pouco a pouco da oposição nos últimos meses.
Antes, o governo britânico já havia fechado sua embaixada na capital Trípoli, no fim de março, e chegou a enviar uma equipe diplomática para Benghazi, o quartel-general da oposição no leste do país.
Desde fevereiro a Líbia vive uma revolta sem precedentes contra o ditador, que levou a uma resistência rebelde no leste do país e obrigou o Conselho de Segurança da ONU a aprovar uma resolução permitindo ações militares da Otan para proteger os civis dos ataques das forças do regime.
Nenhum comentário:
Postar um comentário