terça-feira, 30 de agosto de 2011

Israel envia mais dois navios militares ao Mar Vermelho

Israel anunciou o envio de dois navios militares adicionais para patrulhar o mar Vermelho, mas negou que isso tenha relação com a repressão egípcia a militantes na península do Sinai.
Uma fonte militar disse que essa mobilização é rotineira, e não quis dizer quais seriam as tarefas dos navios. "Posso confirmar que há duas embarcações no mar Vermelho. Isso não é excepcional", disse o oficial à Reuters.
O ministro israelense da Frente Doméstica, Matan Vilnai, disse que as forças do seu país estão em alerta elevado no sul de Israel, e que tropas egípcias estão perseguindo homens armados no Sinai. "Há um alerta muito específico de que uma organização da Jihad islâmica deseja realizar um ataque na fronteira egípcia (...). Deve-se enfatizar que os egípcios também estão agindo", afirmou.
No dia 18 de agosto, militantes atravessaram a fronteira entre o Egito e o sul de Israel, onde mataram oito israelenses. Israel diz que os militantes haviam ido da Faixa de Gaza para o Sinai, e de lá para Israel. As forças israelenses perseguiram alguns dos militantes até o Sinai, num incidente que resultou na morte de cinco membros das forças egípcias de segurança.
Além disso, Israel matou 15 palestinos em bombardeios de retaliação na Faixa de Gaza, entre eles o comandante de um grupo armado acusado pelos ataques no sul de Israel. Israel e Egito posteriormente concordaram que o Egito deveria reforçar sua presença militar na desértica península do Sinai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário