quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Irã equipa defesa antiaérea com mísseis de fabricação própria

O Irã começou a equipar suas unidades de defesa aérea em todo o país com sistemas de lançamento de mísseis Mersad, que são fabricados no próprio país, informou a agência local Fars. A notícia foi divulgada um dia depois que o Irã confirmou a devolução de um pagamento feito à Russia.
Anteriormente, o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, havia comprado sistemas de defesa aérea S-300 de Moscou. Porém, a negociação acabou cancelada por conta das sanções do Conselho de Segurança da ONU ao país. O sistema Mersad foi apresentado pelo vice-comandante da base de defesa antiaérea de Jatam al-Anbia, o general Ali Reza Sabahifard. Na cerimônia, o general afirmou que os mísseis já passaram por diversos testes e são parte do sistema defensivo do Irã.
O Mersad, equipado com mísseis locais, podem localizar e alcançar aeronaves situadas em um raio de 70 a 150 km. Neste mesmo mês, a base de Jatam al-Anbia já havia recebido mísseis antiaéreos do tipo Shalamcheh, que alcançam três vezes a velocidade do som e podem ser utilizados em curta distância. Em abril, segundo a Fars, o Irã testou com sucesso os mísseis Shalamcheh e também os Shahin.


Nenhum comentário:

Postar um comentário