terça-feira, 13 de setembro de 2011

SC: enchentes afetam quase 1 milhão de pessoas

De acordo com o boletim divulgado pela Defesa Civil de Santa Catarina na manhã desta terça-feira, 978.070 pessoas foram atingidas pelas enchentes em todo o Estado. Ao todo, 51 cidades decretaram estado de emergência e 10 cidades estão em estado de calamidade pública. São elas: Agronômica, Brusque, Rio do Sul, Ituporanga, Aurora, Presidente Getúlio, Laurentino, Lontras, Taió e Rio do Oeste.
Segundo a Defesa Civil do Estado, o número de desalojados (pessoas que foram para a casa de amigos ou familiares) era de 162.327, enquanto o de desabrigados (que tiveram que ir para abrigos) era de 15.357.
De acordo coma última medição do rio Itajaí-Açu, o nível continuava acima da cota de alerta nas cidades de Rio do Sul, com 9,54 m, e em Taió, onde o rio atingia 8,76 m.
Mortes
A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou no domingo que três pessoas morreram em decorrência das chuvas que atingiram o Estado nos últimos dias. Ronaldo Novaes dos Santos, 19 anos, estava em uma embarcação com seu irmão, quando tocou com a cabeça na rede elétrica de alta tensão, na cidade de Laurentino. Outra morte confirmada foi a de Antônio José Mendonça, 50 anos, que morreu após cair embriagado na água das enchentes, na cidade de Itajaí. Além dessas mortes, Valdemiro Carminatti, 66 anos, trabalhava no telhado de sua residência, em Guabiruba, que despencou.
Uma quarta morte foi registrada, em Rio do Sul, mas a Defesa Civil não confirmou se o óbito está diretamente relacionado à chuva. Um morador foi eletrocutado por um cabo da rede de energia, quando remava em um pequeno barco em meio a casas alagadas no município.
Na manhã de sábado, o Corpo de Bombeiros de Bombinhas encontrou os corpos de dois pescadores que estavam desaparecidos desde quinta-feira. Segundo a corporação, o barco desapareceu quando o mar estava agitado por causa das chuvas. Um pescador continua desaparecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário