quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Terremoto de 5,5 graus sacode região central do Chile

Um sismo de 5,5 graus na escala Richter foi sentido nesta quarta-feira com uma elevada intensidade na região central do Chile, incluindo a capital Santiago, sem que até o momento haja reportes sobre vítimas ou danos, informaram fontes oficiais chilenas. O Serviço Geológico dos Estados Unidos atribuiu ao sismo uma magnitude de 5,9 graus na escala Richter.
Segundo o Serviço Sismológico da Universidade do Chile, o tremor aconteceu às 4h03 locais, a 51 km de profundidade sob o mar e 48 km ao norte do litoral de Valparaíso, situada por sua vez a 125 km da capital. Após 14 minutos, o sismo foi seguido por outro tremor, este de 4,1 graus e com epicentro a poucos quilômetros do primeiro.
O movimento telúrico desta quarta-feira foi sentido com força nas regiões de Coquimbo, Valparaíso e Santiago, e com menos intensidade nas de O'Higgins e Maule, assinalou o Escritório Nacional de Emergência do Governo chileno.
O sismo alcançou uma intensidade de 6 graus na escala de Mercalli, que vai de 1 a 12, nas cidades de Valparaíso e Viña del Mar, e de 4 graus nas localidades de Quillota e San Felipe, localizadas nessa mesma região.
Também foi sentido com intensidade de 6 graus nas cidades de La Serena e Coquimbo, situadas em frente à mesma baía, cerca de 470 km ao norte de Santiago, enquanto na capital chegou a 4 graus Mercalli.
A onda telúrica se expandiu em direção ao sul, até as regiões de O'Higgins, cerca de 100 km de Santiago, com uma intensidade de 3 graus, e Maule, cerca de 200 km da capital, com 2 graus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário