quinta-feira, 24 de novembro de 2011

BERÇO ESPLÊNDIDO

Ralph J. Hofmann

Se eu quiser saber como trocar as velas do meu carro será que consultarei um ator da Globo?

Se eu quiser mandar calcular a quantidade de aço para a laje do segundo piso da minha casa será que consultarei um ator da Globo?

Para treinar um cão-guia para cegos lançarei mão de um ator da Globo?

Acho que não, n’é?

Então por que cargas d’água devia levar em conta a opinião destes jovens bem apessoados, inteligentes e bem falantes sobre a Usina de Belo Monte a não ser que provem ter passado alguns anos estudando alguma coisa que diga respeito ao assunto geração de energia e comparativo entre diferentes formas de geração de energia?

Há um vídeo preparado por atores globais e talvez outros massacrando o projeto de Belo Monte.

É uma clara manipulação puramente emocional.

É que nem o efeito estufa. Quem for ler documentos que o contestem vai ter de estudar os dados com cuidado, pois não são de fácil absorção e compreensão.

Pois bem, meus filhos descobriram o vídeo do link abaixo:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=JhYd48tQav4#!

Este me parece conter uma visão equilibrada que contesta aquelas declarações que o vídeo dos artistas querem que aceitemos como ato de fé. O vídeo dos artistas, nada oferece de solução, apenas defende um Brasil deitado em berço esplêndido.

É claro que não pretendemos proibir que os artistas se manifestem sobre o que quiserem, se bem que pouquíssimos tem se manifestado contra ministros, juízes e parlamentares corruptos, mas quem os assiste deve lembrar que não raro a platéia sabe mais sobre os assuntos abordados do que o artista que está dando lições sobre algo que não sua arte.

O artista depois de um tempo vive num mundo de faz-de-conta. SE fz o papel de um economista se julga economistas, se faz o papel de um magnata se acha magnata. Dali para achar que entende de energia é um pequeno salto.

Um comentário:

  1. Eu assinei sim a pedição e assinarei novamente . Posso não saber fisica matemática mas sei que o mei hambiente sofrera. A flora e fauna perderão muito . Os indios sertão desalojados e muitps cablocostambém. A area é enorme
    não serão todos os animais salvos. O meio a,biente sera afetado e sofreremos as modificações. Sou contra e c0ntinuo sendo

    O senhor que escreveu é formado em que?
    Melhor em berço explendido que em nada.
    Atores estudão algo
    muitos tem diplomas ou morreriam de fome

    ResponderExcluir