domingo, 27 de novembro de 2011

Gorila encontrara presidente colombiano nesta segunda-feira

O gorila ditador venezuelano, Hugo Chávez, alertou neste domingo sobre supostos planos para fragilizar as relações entre Colômbia e Venezuela, ao saudar a visita que o presidente Juan Manuel Santos realizará na segunda-feira a Caracas para abordar temas comerciais e outros temas "quentes".
"Não podemos nos deixar, como diz Santos, descarrilar, porque é evidente e público que há um plano concebido para gerar conflitos entre Colômbia e Venezuela", declarou Chávez durante um conselho de ministros transmitido pela emissora estatal VTV.
Segundo Chávez, tanto "a direita venezuelana, a direita colombiana" como "os porta-vozes do imperialismo" têm um plano para prejudicar as relações bilaterais baseando-se "na mesma cantinela de que, na Venezuela, Chávez permite e apoia a presença de grupos guerrilheiros".
"Nós não apoiamos nem permitimos aqui a presença de nenhum grupo, chame como se chame, armado, de nenhum país. O tema da guerrilha colombiana é um tema que nos afeta", comentou Chávez, que foi acusado pelo presidente colombiano Álvaro Uribe de proteger as Farc em território venezuelano.
O Gorila membro do Foro de Sao Paulo e apadrinhado de Fidel Castro disse que outro dos temas difíceis entre Venezuela e Colômbia é o contrabando de produtos como gasolina através de sua ampla fronteira comum, de cerca de 2 mil km, e também o narcotráfico. "Entre Colômbia e Venezuela sempre há temas quentes e Santos e eu decidimos falar sobre eles, de forma clara e franca", declarou Chávez.
A visita de Santos será de apenas um dia, mas voltará a Caracas no fim desta semana para participar da cúpula presidencial de 2 e 3 de dezembro que marcará o nascimento da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), uma nova entidade regional que reunirá 33 países da América sem incluir Estados Unidos e Canadá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário