segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Irã critica sanções e pede colaboração de EUA e UE

O ministro de Assuntos Exteriores do Irã, Ali Akbar Salehi, pediu nesta segunda-feira aos Estados Unidos e à União Europeia (UE) que troquem sua política de sanções por outra de colaboração com Teerã.
Em declarações divulgadas pela agência oficial de notícias iraniana "Irna", Salehi afirmou que a missão da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), que neste domingo chegou ao Irã para inspecionar as instalações nucleares do país, poderá prolongar sua estada, prevista em princípio para três dias.
"Se Europa e Estados Unidos adotarem uma política de colaboração com o Irã, verão que o Irã colabora com eles", disse Salehi, em declarações realizadas em Adis-Abeba a uma emissora de televisão turca e reproduzidas pela "Irna".
"Há três décadas, o Irã está submetido a sanções. A história das sanções não é nova" disse Salehi. De qualquer maneira, segundo ele, "não gostamos de sanções e esperamos que os europeus adotem uma atitude mais prudente em relação ao Irã".
Salehi destacou que o Irã pode ser um parceiro confiável para a Europa e lembrou que, quando foi nomeado ministro das Relações Exteriores, já anunciou que sua prioridade em política externa era a União Europeia.
Ele reiterou que considera positiva a visita dos inspetores da AIEA e acrescentou que a missão é de três dias, mas, caso desejem, podem prolongar sua permanência no Irã.
Em comunicado emitido na semana passada, a AIEA indicou que esta visita - pouco usual devido à elevada categoria de seus integrantes - tem como objetivo "resolver todos os assuntos substanciais pendentes" do programa nuclear do Irã.
A nota faz referência às acusações sobre a possível faceta militar do programa nuclear do Irã, sobre a qual Teerã assinalou não ter nada a discutir, pois alega serem "mentiras".

Nenhum comentário:

Postar um comentário