terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Vaccarezza: ninguém pode obrigar Dilma a receber blogueira cubana



LARYSSA BORGES
Direto de Brasília
O líder do governo na Câmara dos Deputados, Cândido Vaccarezza (PT-SP), defendeu nesta terça-feira a postura do governo federal de não polemizar com a situação dos direitos humanos na ilha de Cuba. Segundo ele, ainda que as autoridades nacionais tenham concedido visto à ativista cubana Yoani Sánchez, a presidente Dilma Rousseff não deve ser obrigada a recebê-la em Brasília.
"Ninguém pode obrigar a presidente a receber uma pessoa só porque ela faz parte de um movimento político", disse o parlamentar.
Dilma, que está em viagem a Cuba nesta terça, desembarcou no país de Fidel Castro em meio às pressões provocadas após a morte do dissidente Wilman Villar Mendoza depois de uma greve de fome de aproximadamente 50 dias. A jornalistas, a presidente disse que todos os países têm "telhado de vidro" sobre os direitos humanos e que a política sobre o tema não pode ser transformada em "uma arma de combate político-ideológico".
Yoani Sánchez recebeu visto de turista do Ministério de Relações Exteriores brasileiro na última semana, mas ainda não tem autorização para deixar Cuba. Ela quer comparecer à estreia do documentário "Conexão Cuba-Honduras", do qual fez parte, prevista para o dia 10 de fevereiro em Jequié, na Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário