Uma equipe de inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) embarca neste domingo em Viena, na Áustria, rumo ao Irã para tentar esclarecer as suspeitas sobre a possível dimensão militar do programa nuclear do país islâmico.
Os inspetores, liderados pelo diretor adjunto da AIEA, Herman Naeckerts, vão se reunir com as autoridades iranianas nos dias 20 e 21 de fevereiro, segundo a agência da ONU.
Esta é a segunda missão da AIEA em apenas três semanas. A primeira aconteceu de 29 a 31 de janeiro, após a qual Naeckerts afirmou que houve intensos debates entre as partes, mas que restava muito o que esclarecer.
Naquele encontro, a agência "explicou suas preocupações e prioridades, focadas em esclarecer a possível dimensão do programa nuclear do Irã".
A AIEA está tentando esclarecer as suspeitas, vazadas em um relatório oficial de novembro sobre o plano atômico iraniano, que consideram críveis uma série de alegações de diversos serviços de inteligência e que apontam que o Irã trabalha no desenvolvimento de uma arma nuclear.
Na última sexta-feira, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse em Viena que as autoridades iranianas precisam convencer a comunidade internacional de que suas intenções nucleares são exclusivamente pacíficas, como garante Teerã.
O Irã não deu mostras de que vai ceder às pressões e sanções impostas pela ONU e a União Europeia para que interrompa suas experimências atômicas, e anunciou recentemente novos avanços, uma situação que fortaleceu os rumores sobre uma intervenção militar israelense para tentar frear o programa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário