A campanha do pré-candidato presidencial Mitt Romney voltou na segunda-feira suas baterias na direção do rival Rick Santorum, tentando conter o crescimento dele em dois dos três Estados que participam nesta semana do processo de escolha do candidato do Partido Republicano à Casa Branca.
Depois da vitória de sábado no Estado de Nevada, Romney espera consolidar seu favoritismo nas eleições primárias e caucus (assembléias eleitorais) do Colorado, Minnesota e Missouri, nesta terça-feira.
As atenções da campanha de Romney estavam antes voltadas para o ex-deputado Newt Gingrich, que, no entanto, não é uma ameaça nas disputas desta semana.
Santorum venceu Romney no caucus do Estado de Iowa, que abriu a disputa, para em seguida perder fôlego. Mas as pesquisas mostram que ele lidera em Minnesota e estava em segundo no Colorado, atrás de Romney. O ex-senador disputa com Gingrich a parcela mais conservadora do eleitorado, que vê Romney com desconfiança.
Santorum tem boas chances também no Missouri, onde a vitória seria apenas simbólica - lá, uma alteração no calendário fará com que os delegados só sejam escolhidos em meados de março, numa segunda etapa do processo.
"Vitórias de Santorum em Minnesota e Missouri deixariam claro que ele é uma alternativa mais viável a Romney do que Gingrich, e lhe dariam muito mais impulso para a estrada que está pela frente", disse o presidente do instituto Pesquisas de Política Pública, Dean Debman.
Salientando seu favoritismo sobre Gingrich, Santorum aparecia em segundo lugar na bolsa de previsões Intrade, mas Romney é o franco favorito para receber a indicação partidária, com 86,7 por cento de chance, segundo o Intrade.
O ex-governador de Minnesota Tim Pawlenty, copresidente da campanha de Romney, criticou o histórico de Santorum no Congresso e questionou suas credenciais conservadoras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário