sábado, 31 de março de 2012

Comissão colombiana viaja ao Brasil para buscar helicópteros

Uma comissão humanitária formada por dois delegados do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e quatro representantes do coletivo Colombianos e Colombianas pela Paz (CCP) viajaram neste sábado ao Brasil para buscar os dois helicópteros que serão usados na operação de libertação de dez policiais e militares na próxima segunda-feira. A porta-voz do CICV, María Cristina Rivera, confirmou à agência EFE a saída do avião oficial do governo da Colômbia rumo ao município de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, a cerca de 100 km da fronteira.
Segundo Maria Cristina, a comissão levará duas horas e meia para chegar ao seu destino, onde se encontrará com a equipe que tripulará os dois helicópteros Cougar 532UE que facilitarão a entrega do último grupo de dez reféns uniformizados em poder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). No domingo, a comissão voará de São Gabriel da Cachoeira para a cidade colombiana de Villavicencio que, localizada no centro do país, será o cenário de operações das duas fases de entrega unilateral de reféns.
Na segunda-feira sairá o primeiro voo para devolver a liberdade ao primeiro grupo de seis policiais e quatro militares que as Farc entregarão à missão humanitária em algum ponto das selvas colombianas. Na terça-feira, os participantes descansarão, para iniciar o processo novamente no dia seguinte, quando, se as condições meteorológicas permitirem, os dez sequestrados já estariam com suas famílias.
Os sequestrados que a guerrilha colombiana se comprometeu a libertar são os militares Luis Alfonso Beltrán Franco, Luis Arturo Arcia, Robinson Salcedo Guarín e Luis Alfredo Moreno Chagüeza. Com eles, também deverão readquirir a liberdade os policiais Carlos José Duarte, César Augusto Lasso Monsalve, Jorge Trujillo Solarte, Jorge Humberto Romero, José Libardo Forero e Wilson Rojas Medina, todos sequestrados entre 1998 e 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário