segunda-feira, 12 de março de 2012

Greve de motoristas deixa milhões sem ônibus na Grande BH

Começou a partir da 0h desta segunda-feira a greve dos motoristas e cobradores de ônibus que operam na região metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Belo Horizonte (STTR-BH), cerca de 3 milhões de passageiros devem ser afetados ao longo do dia.
Conforme Luciano Gonçalves, assessor de imprensa do sindicato, dos cerca de 3 mil coletivos que circulam na região metropolitana, apenas 30% estão em atividade, percentual mínimo exigido por lei. Segundo ele, a paralisação foi definida em assembleias anteriores e ratificada em um encontro na última sexta-feira.
Os motoristas e cobradores estão em negociação com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Belo Horizonte (Setra-BH) e com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo da Região Metropolitana (Sintram). "Há uma reivindicação de 49% de reajuste salarial, mas eles ofereceram apenas 6%", afirmou Luciano. Ele acrescentou que também foi feita uma proposta não-oficial de aumento de 13%, mas condicionado ao aumento da jornada diária de 6h40 para 7h - o que não foi aceito.
Além do reajuste salarial, o movimento grevista reivindica participação nos lucros e resultados, banheiros masculinos e femininos em todos os pontos finais e redução na jornada diária de trabalho de 6h40 pra 6h.
De acordo com o assessor do sindicato, ainda não foi marcada nenhuma reunião com o Setra-BH ou com o Sintram, mas provavelmente haverá um encontro ainda na tarde de hoje na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE).
A Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte informou em nota oficial que criou um plano de emergência para minimizar os efeitos da paralisação. "Foi realizada, na tarde de domingo, mais uma reunião de sua direção e equipe operacional para eventos e contingência com representantes da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e da Guarda Municipal, para revisão do plano de contingência, englobando operações especiais de trânsito, com o objetivo de minimizar os impactos, para a cidade, de eventuais movimentações dos rodoviários nesta segunda-feira, dia 12."

Nenhum comentário:

Postar um comentário