quarta-feira, 25 de abril de 2012

Em meio a CPMI, Lula chega a Brasília para eventos com Dilma

No mesmo dia da instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar relações do bicheiro Carlinhos Cachoeira com políticos, empresários e servidores, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca em Brasília. Lula tem atuado nos bastidores da política, tanto na disputa pela prefeitura de São Paulo, como em assuntos específicos da política nacional. O ex-presidente chegará à capital por volta do meio-dia, acompanhado de sua mulher, Marisa Letícia, e almoçará com a presidente Dilma Rousseff no Palácio da Alvorada.

Após muitas negociações nos bastidores, o governo conseguiu indicar o deputado Odair Cunha (PT-MG) para ser relator da CPMI. O cargo é chave nas investigações, porque é papel do relator conduzir os trabalhos da comissão e ele define colocar ou não em pauta a convocação de depoentes, requerimentos, entre outras atribuições. A indicação de Lula foi rejeitada por Dilma. O ex-mandatário queria que o ex-líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP) fosse indicado ao posto. Dilma tem reduzido a influência do PT paulista em seu governo.

Lula tem, por diversas vezes, atuado como conselheiro de Dilma na condução de movimentos políticos importantes. Ao contrário do antecessor, a presidente tem menos traquejo e movimentação política. No início do seu mandato, era o então ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, que intermediava as negociações políticas mais relevantes.

Com a queda de Palocci por denúncias de corrupção, a presidente já fez visitas a São Bernardo do Campo (SP) em momentos cruciais do seu início de mandato, como nas trocas de ministro. A última visita que Dilma fez a Lula foi no início do mês passado, quando deixou Brasília às escondidas. Enquanto Lula estava em tratamento para curar um câncer na laringe, a presidente chegava a ligar para seu antecessor "quase todos os dias", nas palavras de Dona Marisa. A última vez em que Lula esteve em Brasília foi na despedida de Fernando Haddad do Ministério da Educação para concorrer à prefeitura de São Paulo, em janeiro.

O almoço desta quarta-feira vai contar com a presença de ministros e deverá durar um tempo considerável, como sugere a agenda presidencial. Mesmo com almoços oficiais, Dilma tende a retomar seus afazeres no Planalto a partir das 15h. Para hoje, a agenda oficial prevê como primeira audiência da tarde um encontro com o cineasta Spike Lee apenas às 17h.

O motivo formal da visita de Lula a Brasília será o lançamento do filme "Pela Primeira Vez", do fotógrafo do ex-presidente, Ricardo Stuckert. O documentário média-metragem produzido pela Casablanca Filmes mostra em 3D a posse da presidente Dilma. Além de Lula, estarão presentes ministros que compõem a coordenação política do governo, como Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral).

Nenhum comentário:

Postar um comentário