quinta-feira, 31 de maio de 2012

Corpos de 91 terroristas palestinos mortos em atentados contra Israel são entregues

As autoridades palestinas em Gaza e Cisjordânia receberam nesta quinta-feira com honras os corpos de 91 palestinos mortos em ataques contra israelenses desde 1967 e que permaneciam enterrados em um cemitério militar israelense.

Desse número total, 79 serão recebidos em cerimônia militar na Muqata de Ramala que será conduzida pelo presidente, Mahmoud Abbas, e onde aguardam centenas de familiares dos falecidos.

A Gaza chegarão outros 12 corpos, que serão também honrados em cerimônia militar pelas autoridades do movimento islamita Hamas e velados na principal mesquita de Gaza capital.

Israel fez nesta manhã a entrega dos cadáveres em um gesto de boa vontade dirigido a incentivar os palestinos a retornar à mesa de negociações e a reativar um processo de paz paralisado há cerca de dois anos e meio.

Em Ramala, os corpos, cobertos com bandeiras palestinas, serão honrados na esplanada adjacente ao túmulo de Yasser Arafat, após o que serão entregues aos seus parentes.

"Este é um dia nacional. Trazer outra vez os corpos dos mártires é mais um passo para trazer a todos os caídos que estão no cemitério dos números", disse o ministro de Prisioneiros palestino, Issa Qaraqe em comunicado.

Alguns dos corpos permaneciam há décadas enterrados em um cemitério militar israelense no qual os túmulos estão identificados apenas com números.

Segundo a agência de notícias palestina "Wafa", Israel tem em seu poder os cadáveres de outras duas centenas de pessoas que considera "terroristas" e que os palestinos qualificam como "mártires" e "membros da resistência".

Mark Regev, porta-voz do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, expressou em comunicado que espera que "este gesto humanitário sirva tanto para construir a confiança como para ajudar a voltar a iniciar o processo de paz".

Nenhum comentário:

Postar um comentário