"A Comissão Eleitoral Central começou suas operações (...), com cinco gabinetes nas cinco províncias da Faixa de Gaza", declarou Naser em uma coletiva de imprensa, depois de se reunir com o chefe do governo do Hamas, Ismail Haniyeh.
A CEC tomou posse de sua sede em Gaza em janeiro com duas semanas de atraso e estava à espera de uma autorização do governo do Hamas para realizar o registro de cerca de 220 mil novos eleitores.
No dia 20 de maio, o Fatah do presidente palestino Mahmud Abbas e o Hamas concluíram um novo acordo sob mediação egípcia que prevê o registro de novos eleitores em Gaza e a abertura de negociações sobre a formação de um governo integrado por tecnocratas independentes para salvar dois dos principais obstáculos para a aplicação do acordo de reconciliação nacional.
Em virtude do acordo de reconciliação assinado no dia 27 de abril de 2011 entre o Fatah e o Hamas, que administram respectivamente as zonas autônomas da Cisjordânia e de Gaza, os dois governos rivais devem ceder o lugar a um executivo transitório não partidário encarregado de organizar eleições gerais no prazo de um ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário