segunda-feira, 28 de maio de 2012

Hamas autoriza Comissão Eleitoral palestina a atuar em Gaza

O movimento islâmico Hamas, no poder na Faixa de Gaza, autorizou nesta segunda-feira a Comissão Eleitoral Central (CEC) palestina a registrar os novos eleitores abrindo escritórios em seu território, anunciou o presidente da CEC, Hana Naser.

"A Comissão Eleitoral Central começou suas operações (...), com cinco gabinetes nas cinco províncias da Faixa de Gaza", declarou Naser em uma coletiva de imprensa, depois de se reunir com o chefe do governo do Hamas, Ismail Haniyeh.

A CEC tomou posse de sua sede em Gaza em janeiro com duas semanas de atraso e estava à espera de uma autorização do governo do Hamas para realizar o registro de cerca de 220 mil novos eleitores.

No dia 20 de maio, o Fatah do presidente palestino Mahmud Abbas e o Hamas concluíram um novo acordo sob mediação egípcia que prevê o registro de novos eleitores em Gaza e a abertura de negociações sobre a formação de um governo integrado por tecnocratas independentes para salvar dois dos principais obstáculos para a aplicação do acordo de reconciliação nacional.

Em virtude do acordo de reconciliação assinado no dia 27 de abril de 2011 entre o Fatah e o Hamas, que administram respectivamente as zonas autônomas da Cisjordânia e de Gaza, os dois governos rivais devem ceder o lugar a um executivo transitório não partidário encarregado de organizar eleições gerais no prazo de um ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário