sexta-feira, 25 de maio de 2012

Justiça cassa ex-presidente da Assembleia de RO

Na última quarta-feira, 23, a Operação Termópilas chegou ao fim com a cassação do mandato do ex-presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Valter Araújo (PTB), e com a punição de outros sete envolvidos no esquema que fraudava licitações e contratos no Governo de Rondônia. O deputado está foragido desde dezembro de 2011.

Valter Araújo é considerado o líder do grupo que desviava recursos das secretarias estaduais de Saúde, Justiça e Detran. A Polícia Federal, em conjunto com o Ministério Público e com o apoio da Controladoria-Geral da União, deflagrou, em 18 de novembro de 2011, a operação Termópilas, que investigou o grupo durante um ano e meio.

Na ocasião, o então presidente da Assembleia foi preso, mas após dezoito dias de cárcere recebeu um habeas-corpus e ficou em liberdade. No entanto, duas semanas depois da liminar, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decretou a prisão preventiva do deputado, que não localizado e acabou considerado foragido.

Na votação do relatório final da Comissão Parlamentar Processante da Assembleia Legislativa de Rondônia, o ex-presidente Valter Araújo teve seu mandato cassado. Os demais envolvidos, os deputados estaduais Epifânia Barbosa (PT), Ana da 8 (PTdoB), Flávio Lemos (PR), Jean Oliveira (PSDB), Euclides Maciel (PSDB), Zequinha Araújo (PMDB) e Saulo Moreira (PDT), perderam temporariamente o exercício do mandato por trinta dias. Como consequência, os salários durante esse período também foram suspensos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário