sexta-feira, 29 de junho de 2012

Com Paraguai na pauta principal, começa Cúpula do Mercosul

Teve início no final da manhã desta sexta-feira a reunião dos chefes de Estado pela Cúpula do Mercosul, realizada na cidade de Mendoza, na Argentina. Na pauta estão a manutenção da suspensão do Paraguai, a candidatura da Venezuela a membro-pleno e acordos comerciais inter e extrarregionais.
Participam do encontro os presidentes de Brasil, Argentina e Uruguai. Dilma Rousseff chegou na madrugada desta sexta a Mendoza e, hoje, partiu, com atraso de aproximadamente 45 minutos, para um café da manhã oficial no hotel Intercontinental, que sedia a cúpula. José Mujica, do Uruguai; e Cristina Kirchner, da Argentina, estão no encontro. Ainda não há confirmação sobre a participação de outros chefes de Estado no encontro.
Os líderes ficarão reunidos durante toda a tarde. Às 15h30, ocorre a reunião da cúpula da União das Nações Sul-americanas (Unasul), adiantada para hoje para debater a crise no Paraguai, assunto central dos debates. Para as 17h35 está marcada uma declaração oficial que agregará as decisões tomadas desde o início do encontro, nessa quinta-feira, com a reunião dos chanceleres.
A previsão é da manutenção da suspensão do Paraguai, com base na cláusula democrática da Unasul; sanções econômicas, que haviam sido especuladas por críticos mais contundentes do impeachment de Lugo, como Argentina e Venezuela, são vistas como improváveis. Sobre o ingresso da Venezuela como membro-pleno do Mercosul não há informações; questionado ontem sobre avanços na questão, o chanceler brasileiro, Antonio Patriota, limitou-se a dizer que é um tema de "grande interesse".

Nenhum comentário:

Postar um comentário