terça-feira, 19 de junho de 2012

MONTEIRO LOBATO: “ STF JULGARÁ CAÇADAS DE PEDRINHO... ”

Por : Pettersen Filho

“Um País se faz com Homens e Livros”
A Constatação supra, prolatada por Monteiro Lobato , há muitas décadas atrás, antes mesmo que Países Culturalmente inóspitos, como Coréia do Sul, Japão e China emergissem das “Catacumbas” do Colonialismo Europeu , completamente devastados pela Segunda Guerra Mundial , e, através de Programas Maciços de Educação tornassem-se verdadeiras Potências Econômicas dos dias de hoje, no entanto, não impediu que, no Brasil , o Escritor Monteiro Lobato fosse atropelado, recentemente, por uma “Nova Ótica” Petista do que seja, supostamente, Politicamente Correto , após a atual “Censura” que sofre uma das suas mais emblemáticas Obras, o Livro Infantil “Caçadas de Pedrinho”, conforme Publicou o Portal IG , esse fim de semana, em Matéria alusiva: “ Após quase dois anos de embates entre especialistas, Conselho Nacional de Educação e ministérios, STF marca audiência de conciliação para definir solução.

Depois de uma longa polêmica, idas e vindas de pareceres entre o Conselho Nacional de Educação e o Ministério da Educação, críticas de todos os tipos, finalmente o futuro do livro Caçadas de Pedrinho, de Monteiro Lobato, nas escolas brasileiras será definido. Mas não será a área educacional quem resolverá sozinha esse imbróglio. Quem vai mediar a decisão é o Supremo Tribunal Federal (STF).

Em outubro de 2010, o uso do livro de Monteiro Lobato se tornou o centro de uma polêmica sobre as obras literárias que poderiam fazer parte do cotidiano das crianças brasileiras. O Conselho Nacional de Educação (CNE) publicou um parecer recomendando que os professores tivessem preparo para explicar aos alunos o contexto histórico em que foi produzido, por considerarem que há trechos racistas na história” , publicou o Portal IG.

Figura, no entanto, das mais Proeminentes na História da República Federativa Tupiniquim do Brasil , Digna, mesmo, de figurar entre os “Imortais” da Academia Brasileira de Letras, não se sabe, por que motivos não foi Eleito, Monteiro Lobato , Escritor, Cidadão e Brasileiro, participou ativamente do Tempo em que existiu, seja Articulando, Protagonizando, ou seja, sendo Artífice dos intensos dias em que viveu, contribuindo, em muito para a Cultura e Folclore nacionais .

Elevado, muitos anos após o seu “Passamento”, à condição de Mito , Figura Inconteste, não só politicamente, participou ativamente de Campanhas , tão alheias, supostamente, ao Meio Cultural, em que viveu, na qualidade de “Singelo” Escritor de “Modestas” Fabulas Infantis , como, por exemplo, a Campanha “ O Petróleo é Nosso” ., que criou, e foi fundamental, para o advento da Petrobrás , hoje, imprescindível Gigante do Petróleo Brasileiro, como, também, colonizou no Imaginário Popular do “Homem Comum”, Figuras Típicas , encontradas, tão somente, no Interior do Brasil, ainda hoje, como o Personagem Jeca Tatu , essencial à muitas Campanhas de Saúde Pública , orientadas à Educação e Normas Sanitárias , onde descrevia um Personagem Rupestre , em toda a sua simplicidade, traduzindo os hábitos, e verbetes, do Homem do Campo , que tanto o popularizaram no Brasil Moderno.

Aliás, quem não se Lembra da Boneca Emília , sapecamente feita de alguns Retalhos de Pano , com a incumbência de alegrar Narizinho , e os habitantes do Sitio do Pica-pau Amarelo , cantado, mesmo, pelo Ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil , e transformado em Serie Infantil , pela Rede Globo de Televisão, a cada manhã, entre os Domingos e Sábados Semanais, que povoaram, com candidez, e moderada inocência, as nossas infâncias ... ?

E o que dizer, então, da sua sensacional “Obra”, e Mundo a parte: “A Reforma da Natureza”, onde Emília - A Boneca, sempre ela, insatisfeita com as paradoxais do Mundo , como um Revolucionário Guevarista , na ânsia de libertá-lo, instala uma Abóbora , rasteira, num Pé de Jabuticaba , entendendo que a “Fruta” ficaria mais ajustada naquele Arbórea , e transfere as Jabuticabas para a Rameira , acreditando assim ser o mais justo, até que, quando meditativa, debaixo da Jabuticabeira , é atingida por uma frutinha tenra de jabuticaba, deduzindo, assim, meio que, inocente, a Lei de Sir Isac Newton – Gravidade, o que a leva a mudar de idéia, deixando tudo como está.

Outrossim, o que falar do “Cientista Maluco”, o Visconde de Sabugosa, todo feito de Sabugo de Milho , sempre racional e lógico, mas, candidamente influenciado à traquinagens pela Libertina Boneca Emilia...

E o que dizer, além, das “Caçadas de Pedrinho”, e suas aventuras infantis, da “Chave do Tamanho”, que desproporcionalizou as “Injustiças” da Natureza , segundo a ótica subjetiva da Boneca Emília, ou, do “Pó Mágico” de Pirlimpimpim , capaz de subverter a crassa realidade, teletransportando as pessoas de um lugar para outro, muito antes, mesmo, que os cientistas nebulosos da “Enterprise”, e do Capitão James D. Kirk de Jornada nas Estrelas, o fizessem, na Literatura Espacial da Hollywood Americana ?

Por fim, quem não se lembra, ademais, daquele “Mundo Inocente”, do Sitio do Pica Pau Amarelo , onde, além do tênue “Medo” da Cuca , não existiam a Maldade, o Racismo, a Ideologia, ou Discriminação, de qualquer estirpe... ?

Nem sequer, uma simples “Maledicência”, que fosse, “Proclamada”, desavisadamente, nas Letras bem grafadas do seu “Idealizador”, Monteiro Lobato , ainda que o fosse, na “Língua” Incauta do Burro Falante .

Pois bem, Brasil Varonil:

Para estardalhaço da Pasmaceira Geral, que ronda a Nação brasileira, Pós Pleito Eleitoral , e seus “Administradores”, não se sabe, ao acaso, se, por “Falta” do que Fazer, ou se por Má Fé Ideológica, a pretexto de cumprir uma dessas Extravagâncias criadas pelo Governo Lula , e suas “Portarias” aleatórias, destinadas a inebriar a Sociedade Brasileira , e incutir-lhe falsos valores, de eventual Racismo , ou Anti - racismo , na base do famoso Pensamento “Politicamente Correto”, não é que um desses “Técnicos” - Censores , de um desses “Esquisitos Ministérios”, ultimamente criados, a fim de dar “Suporte” à Maquina Empregatícia do Partido dos Trabalhadores , e seu “Cabide de Empregos”, tipo Ministério da Igualdade Racial , ou eventualmente, das “Minorias”, Gays, Lésbicas, Prostitutas , e assemelhados, aviltantemente, essa Semana, Pós Ressaca Eleitoral , em “Parecer” encaminhado ao MEC – Ministério da Educação e Cultura, não houve por bem “Censurar”, com “Voto” contrário à adoção da Reconhecida , mundialmente, Obra Lobatista , nas Escolas Públicas, apontando suposto “Racismo”, em expressões tão Inocentes , quanto inerentes à Obra , e seu Contexto Histórico , como, por exemplo, um trecho do Livro “Caçadas de Pedrinho”, em que o Personagem informa que a Negra – “Raça” – Anastácia , Serviçal da Alegre Família de Dona Benta , estaria, supostamente, sendo “Discriminada” na frase: “... Trepou na arvore como se fosse uma Macaca de Carvão ...”

Ora, bolas, Senhores : Com o máximo respeito às “Minorias”, que devem ser, evidentemente, respeitadas, contudo, toda Regra tem Exceção , mas essa, seguramente, é uma Arbitraria “Regra de Exceção”, que, no mínimo, aponta os tempos difíceis que se anunciam no Brasil , de celeumas inúteis e maniqueísmos...

Sem mais comentários...:(Perdoem-me os Bem Intencionados )

“ Vai se catar, Maldito Censor ! ”

Um comentário:

  1. Swmpre gostei de contar historias as crianças mas um belo dia quando eu contava do lobo mau , levei um sabão do pai da sobrinha e daquele dia em diante nunca mais contei. As crianças gostavam e eu tb. Mas acabou se imagina eu contando do sai eu seria tachada de racista. Então ja não conto historias e as crianças ja não sonhão, e não usam a imaginação.. que pena .Os mais velhos tem saudades das historias mas hoje não se pode mais . toda historia tem o mal e o bem e o bem sempre venceu. Nunca pensei se o principe era de olhos azuis ou não. E a velha cosinheira da historia de monteiro lobato era uma mãe e gostamos delas e ela era super boa. O saci suoer levadoe a bonequinha uma graça.
    Que pena que os adultos enxergão maldade em tudo. Quem tem dificuldade não sõa as crianaças Se,pre tive amigos Afro descendentes e semore gostei deles sem pensar se eram amarelo ou pele vermelha . Amigos não tem cor tem afinidades. Acho que quanto mais inventão pior fica.
    Que saudades dos contos da caroxinha.... enfim um dia escutarei no tempo que se contava historias e não mais ....

    ResponderExcluir