segunda-feira, 30 de julho de 2012

CORAGEM, AMOR, CAVALHEIRISMO & COVARDIA

Ralph J. Hofmann


No tiroteio do cinema em Aurora no Colorado pelo menos três homens agiram com notável coragem e desprendimento de uma maneira que atesta quanto ao verdadeiro cavalheirismo entranhado e igualmente demonstrando o amor pelas suas namoradas.
Automaticamente atiraram as namoradas ao chão, empurraram-nas o quanto conseguiram, para baixo das cadeiras do cinema e as cobriram com seus corpos.
Dois dos três não sobreviveram.
Não sabemos o que seria da vida destes casais, se o amor teria persistido, se teriam se casado ou se o relacionamento teria se esgotado mas este foi um momento sublime. Foram absolutamente generosos com suas vidas.
Antigamente esta era a norma. Nos naufrágios o treinamento e o condicionamento faziam com que as pessoas sem titubear salvassem primeiro as mulheres e crianças, depois os velhos e finalmente os homens o último sendo o comandante do navio. Há muitos relatos a respeito e evidentemente no afundamento do Titanic a norma parece ter sido respeitada de uma forma geral.
Neste meio tempo houve um movimento feminista que mais e mais exigiu direitos iguais. Há países em que o homem que se levantar para que uma mulher sente à mesa, ou der a volta no carro para abrir a porta para uma mulher corre o risco de ser tachado de machista.
Nem todos os homens a bordo de navios que estavam afundando eram extremamente corajosos. Mas o seu condicionamento era tal que agiam conforme os padrões éticos da época. Onde a coragem não alcançava o comportamento ético os mantinha dentro das normas vigentes.
Durante anos as mulheres militares não entravam em combate senão em forças irregulares como os partisãos ou movimentos de resistência em países ocupados.
As forças armadas regulares hesitavam ante a idéia de colocarem em combate mulheres. Raciocinavam que um homem vendo uma mulher atingida ao seu lado descuidaria da missão para socorrê-la, o que poderia causar mais baixas.
Por insistência das próprias mulheres hoje mais e mais mulheres entram em serviço nas áreas de combate.
As conseqüências podem ser vistas. Se por um lado as mulheres conquistaram espaços de uma forma geral abriram mão dessas prerrogativas.
Imagino até que uma minoria das mulheres tenha cedido estes direitos em nome de uma maioria a quem isto não interessava realmente, mas que se calavam para não parecerem retrógradas.
O Caso do naufrágio do navio Costa Concórdia foi emblemático. Não apenas homens fortes passaram na frente das mulheres para entrar nos escaleres quanto muitos membros da tripulação acotovelaram para o lado os mais fracos, num colapso de todos os padrões da civilização ocidental.
Covardia e falta de um código de conduta além de uma degradação na forma em que enxergamos nossas namoradas, esposas, mães e filhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário