segunda-feira, 30 de julho de 2012

É, SIM É O EXÉRCITO! E VIVA O EXÉRCITO!

“ O objetivo do encontro foi discutir o contrato de cooperação técnica assinado entre a Codevasf e o Corpo de Engenheiros do Exército (...) a Codevasf – uma empresa pública vinculada ao Ministério da Integração Nacional -, atua em 13% do território nacional, perfazendo mais de 1,1 milhão de quilômetros quadrados abrangendo 894 municípios e uma população de 23,3 milhões de pessoas (...) [o Corpo de Engenheiros do Exército...] irá providenciar assistência técnica ao longo do São Francisco, em tempo integral, com especialistas em áreas de hidráulica, geotécnica, dragagem e engenharia de construção (incluindo outras especialidades a serem requeridas pela Codevasf), com experiência em estabilização de margens de rio, controle de erosão, dragagem, escavação em rocha e navegação”.

É, é sim! É o Exército prestando serviços à nossa comunidade carente.
Beleza, isso. Não?
Nós merecemos! Merecemos, sim, tudo isso e muito mais! O céu também.
Mas... esse entusiasmo todo é com o Exército Brasileiro? Não, não é, não. É com o Exército... dos Estados Unidos da América do Norte !
O nosso Exército serve a outros objetivos, mais nobres, em nossa tão carente comunidade.
Quais seriam eles? Bem, é uma longa lista de serviços prestados, tais como levar a paz negociada às ruas dominadas por narcotraficantes (as nossas, as do Haiti...), varrer as favelas no Rio, distribuir cestas-esmola no País inteiro, 


controlar a distribuição de água na região castigada pela seca, amparar os direitos (são direitos humanos,
caramba!) daqueles que cospem e jogam pedras em seus ex-Comandantes...
estou ainda para descobrir exatamente quais e quantas atividades em que ele se engaja com o garbo que lhe é peculiar. E quanto orgulho nos traz!
Mas muita gente acha que isso pouco nos importa.
A muita gente não parecerá, tampouco, muito importante que o Exército que hoje se acantona “tecnicamente” no NE brasileiro seja o Exército norte-americano.
Não entendi muito bem... Não temos profissionais capazes? Eles não têm a experiência que se requer? Não têm por quê? Porque faltou oportunidade? Esse Exército outro empresta sua competência à nossa incompetência ampla, geral e irrestrita ou é apenas que sua presença em nosso território nos sai mais em conta? Mais em conta que... quê, por exemplo? Ah, não sei, mas nossos Soldados andam reclamando muito dos seus proventos... Talvez seja isso...
Tanto faz. “Deus salve a América”, pois, “América” que, afinal, é “dos americanos”. Ou não é? E viva o poderoso Exército que “ajudará o Brasil na construção de vias fluviais”.
E viva também o Governo brasileiro, a rígida coerência com que analisa e resolve os assuntos que afetam o Estado, as Escolas de altíssimo gabarito que mantém e as irrepreensíveis parcerias que promove, garantindo o pleno emprego dos recursos nacionais em benefício da grandeza de nosso País etc. etc. etc.
Silêncio, pois. Nada de críticas. Está tudo certo. É assim que se afirma no mundo o nosso imbatível soft power...
O Governo Bashar al-Assad, por exemplo, deve ter ficado um bocado impressionado hoje com a dura nota do Itamaraty, que o condenou! É até capaz de tê-la emoldurado... Não acham, não?

VaniaLCintra

Nenhum comentário:

Postar um comentário