segunda-feira, 16 de julho de 2012

Kassab tira nome de militar de viaduto

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), promulgou no sábado a lei que muda o nome do Viaduto General Milton Tavares de Souza (1917-1981), na Penha, zona leste de São Paulo, para Viaduto Domingos Franciulli Netto, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) morto em 2005. Retira-se assim uma homenagem a um dos expoentes do regime militar no Brasil.
O General, "Miltinho", como era conhecido, comandou o Centro de Informações do Exército. O pedido de retirada de seu nome de um dos viadutos sobre a Marginal do Tietê foi feito a Kassab por políticos do PCdoB que integraram seu governo, retomando projeto de 2006 do prefeito José Serra.

O viaduto interliga a Avenida Governador Carvalho Pinto, na Penha, à Avenida Educador Paulo Freire e à Rodovia Fernão Dias, na Vila Maria, zona norte, em sentido único. É uma das 23 pontes e viadutos sobre a Marginal. O nome foi dado ao viaduto no dia 29 de julho de 1981. Em seu decreto daquela data, Reynaldo de Barros considerava a "efetiva participação do general no movimento revolucionário de 1964" para prestar a homenagem.


"Miltinho" morreu de ataque cardíaco em junho de 1981, quando comandava o 2.º Exército. Mas uma praça na Vila Maria, zona norte, ainda deve conservar o seu nome. Só resta saber até quando. Não será nada assustador se começarem as "homenagens" a assaltantes e terroristas da epoca

Nenhum comentário:

Postar um comentário