quinta-feira, 5 de julho de 2012

PPS quer convocação de ex-presidente da Valec pela CPI do Cachoeira

O PPS deve protocolar nesta quinta-feira (5) o pedido de convocação do ex-presidente da estatal de ferrovias Valec José Francisco das Neves, o Juquinha, na CPI mista (Comissão Mista Parlamentar de Inquérito) do Cachoeira. Neves foi preso nesta manhã pela Polícia Federal em Goiânia (GO) durante a operação Trem Pagador, que investiga desvios de recursos da estatal de ferrovias do governo, ligada ao Ministério dos Transportes.

O líder do PPS na Câmara, deputado Rubens Bueno (PR), defendeu que Juquinha deve dar explicações porque teria assinado, em novembro de 2010, um contrato no valor de R$ 574 milhões com a Delta Construções, alvo das investigações da CPI do Cachoeira e dona do maior número de contratos com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O contrato feito pela Valec, que foi rompido após o surgimento das denúncias contra a Delta, previa a construção do trecho da Ferrovia Oeste-Leste --do terminal portuário de Ilhéus (BA) até o rio da Preguiça. O partido alega que, apesar do encerramento do acordo, foram pagos R$ 31,9 milhões à empreiteira.

"É imprescindível a vinda deste senhor à CPI num momento em que se descobre que o motivo de sua prisão estaria ligado à ocultação de bens, formação de quadrilha e a lavagem de dinheiro. E ele, Juquinha, foi quem assinou contrato com a Delta, já que comandou a Valec até 2011", declarou Bueno.

Juquinha foi demitido da Valec depois das acusações de irregularidades em contratos dos Transportes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário