quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Riad acusa Teerã de ingerência nos assuntos de países do Golfo

Ahmadinejad amigo do Foro de Sao Paulo.


O ministro saudita de Relações Exteriores, Saud al Fayçal, acusou esta quarta-feira o Irã de continuar ingerindo nos assuntos dos países do Golfo, avaliando que seu programa nuclear poderá ameaçar a segurança regional.
O ministro falou em "ingerências contínuas do Irã nos assuntos internos dos países da região", durante uma reunião ministerial do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG).
Ele alertou, ainda, que "os esforços (de Teerã) para desenvolver suas capacidades nucleares, que lhe permitiriam no futuro possuir armas nucleares, representam uma ameaça clara para a segurança e a estabilidade da região".
As tensões entre Teerã e Riad se intensificaram depois que Washington revelou um complô iraniano para assassinar o embaixador da Arábia Saudita nos Estados Unidos, o que o Irã desmentiu.
As relações entre os países do Golfo e o Irã ficaram tensas depois da repressão, em março, pelas autoridades do Bahrein, ajudadas pelas forças sauditas, de um movimento de protesto que pedia reformas.
O movimento era liderado por xiitas, que representam a maioria da população deste pequeno país chefiado por uma monarquia sunita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário