sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Argentina acusa Reino Unido de enviar submarino nuclear às Malvinas

Em sua mais recente escalada verbal contra o Reino Unido, a Argentina acusou nesta sexta-feira o governo britânico de ter enviado um submarino com armas nucleares para o Atlântico Sul, perto das Ilhas Malvinas (chamadas de Falklands pelos britânicos), cuja soberania é disputada pelos dois países.
Na ONU, o chanceler argentino, Héctor Timerman, afirmou que um submarino chamado de Vanguard, um dos quatro submarinos britânicos armados com mísseis nucleares, foi recentemente enviado como parte do contingente britânico nas Malvinas. "A Argentina tem informações de que, em meio ao recente envio de forças militares às Ilhas Malvinas, eles (britânicos) enviaram um submarino nuclear para transportar armas atômicas ao Atlântico Sul."

Segundo Timerman, a Argentina usou os canais diplomáticos para questionar o Reino Unido sobre introduzir armas nucleares no Atlântico Sul, mas "até agora os britânicos se recusam a dizer se é verdade ou mentira". De acordo com o chanceler, a medida violaria o Tratado de Tlatelolco para a Proibição de Armas Nucleares na América Latina e no Caribe, cujo objetivo é tornar a região uma zona livre de armamento nuclear.

Mais tarde, o embaixador britânico na ONU, Mark Lyall, respondeu à acusação afirmando que não faria comentários "sobre a disposição de armas nucleares e submarinos". "Não sei como ele sabe de submarinos. Eu certamente não sei. O objetivo dos submarinos nucleares é que andem em todo o mundo sem que ninguém saiba onde estão. Esse é o motivo por que são um meio de intimidação."

Nenhum comentário:

Postar um comentário