terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Juízes do caso contra ONGs no Egito abandonam processo

Os juízes encarregados de processar 43 funcionários de ONGs, entre eles 19 americanos, acusados de financiamento ilícito, se retiraram do caso nesta terça-feira, informaram à Agência Efe fontes da defesa.
O advogado Sarwat Abd El-Shahid explicou que, embora os juízes não tenham oferecido detalhes sobre sua decisão, esta pode ser considerada como "muito normal" no Egito e pode estar motivada por "razões políticas".
"É muito normal que (os juízes) tenham se retirado. Há uma componente política neste caso, e eles não querem que suas carreiras sejam afetadas por ela", assinalou Shahid, que disse que, em sua qualidade de antigo magistrado, pode "entendê-lo perfeitamente".
Agora, o presidente da Corte de Apelações deverá designar um novo tribunal para se encarregar do caso, que provocou grandes atritos entre Egito e Estados Unidos.
Apesar de tudo, Shahid se mostrou convencido de que a nova composição do tribunal "não afetará o processo", que começou no domingo passado, quando apenas 14 egípcios compareceram à corte, que adiou o processo para o dia 26 de abril. O objetivo é dar tempo à preparação das partes, informaram à Agência Efe fontes de segurança.
Shahid afirmou que os réus estrangeiros não compareceram à audiência porque não teriam recebido nenhuma notificação judicial a respeito.
Justo nesta terça-feira, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, disse que os EUA estão se aproximando de uma solução na disputa com o Egito sobre o julgamento dos ativistas de várias ONGs, entre as quais há quatro entidades americanas e uma alemã.
"Tivemos algumas conversas muito difíceis e acho que estamos nos aproximando de uma resolução", anunciou Hillary no comitê de Despesas do Senado americano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário