A Rússia e a Liga Árabe, reunidas no sábado, 10, discutiram um plano para pôr fim ao sangrento conflito entre o governo e as forças oposicionistas da Síria. Do encontro entre o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov, e autoridades dos países árabes saíram as seguintes decisões: propor aos dois lados da crise uma solução pacífica; monitorar a situação síria; prover ajuda humanitária a todos os habitantes do país; apoiar uma missão do ex-secretário-geral da ONU, Kofi Annan, a Damasco; e evitar qualquer interferência externa nas questões domésticas sírias.
O Ministro Sergei Lavrov afirmou, ao sair da reunião: “Nós pensamos que o cumprimento desses cinco passos é fundamental, e para todas as partes envolvidas na crise síria.” Lavrov disse ainda que a Rússia apoia o diálogo entre o governo sírio e a oposição, e criticou os países ocidentais que dão apoio aos oponentes do presidente da Síria, Bashar al-Assad.
Segundo dados da ONU, cerca de 7.500 pessoas já morreram em um ano de conflitos entre as forças de Assad e os seus opositores
Nenhum comentário:
Postar um comentário