O presidente da República em exercício, deputado Marco Maia (PT-RS), garantiu que os parlamentares estão discutindo e que o governo busca o entendimento de ruralistas e ambientalistas para votar o quanto antes o Código Florestal e a Lei Geral da Copa. Os temas estão atrelados porque os ruralistas não aceitam votar a lei da Copa - prioritária para o governo - sem que o Código Florestal passe pela Câmara antes da Rio+20.
"Estamos conversando muito no sentido de tentar encontrar uma solução que viabilize as votações e ao mesmo tempo possa dar garantias que o governo quer e que são legítimas para o código. A preocupação com a Rio+20, um texto mais negociável que se aproxime ao texto do Senado (mais 'meio-termo'), e nosso papel é contribuir com esse diálogo e que chegue a bom termo para permitir que a Lei Geral seja votada o mais rápido possível", disse Marco Maia.
O presidente da Câmara disse não saber quando vai levar a matéria a votação, mas está otimista com os prazos. "Não tem data ainda, mas volto a dizer que há muitas conversas, diálogos permanentes. Vou conversar com ruralistas, e pode-se chegar a um entendimento muito rápido mas, para isso, tem de ter diálogos de hoje para amanhã ou para a próxima semana", disse.
Maia destacou ainda a dificuldade de amarrar um acordo entre os deputados sobre o tema, porque os grupos não estão concentrados apenas na base de apoio ao governo ou na oposição. "Nós temos ruralistas e ambientalistas em todas as bancadas", lembrou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário