quinta-feira, 19 de abril de 2012

Aborto de anencéfalos: Mãe de menino com 15% de cérebro diz que não se arrepende de ter tido o bebê

Bebê, de Potim, já está com um ano.
Credito: Reprodução / Rede VanguardaSerá retomada na tarde desta quinta-feira, em Brasília, a votação sobre o aborto em casos de fetos sem cérebro. E em meio a um assunto tão polêmico, vamos mostrar o caso de uma jovem de Potim que decidiu manter a gravidez.

Você sabe o que é um bebê anencéfalo?

“O anencéfalo é um feto que não apresenta o cérebro e não tem a calota craniana, o crânio, e nem couro cabeludo. Ele não tem cérebro nenhum”, explica o médico obstetra Edson Meireles.

A legalização do aborto para bebês nessas condições preocupa o obstetra. Ele teme que, se o aborto for permitido para alguns casos, poderá haver equívocos. E bebês que tem problemas cerebrais, mas não são anencéfalos poderão morrer.

“O problema maior é esse, o pessoal confundir um anencéfalo com uma deformidade congênita do cérebro, quer dizer, tem uma porcentagem. O pessoal pensa que vai provocar um aborto numa pessoa que tem condições de sobreviver em condições extra-uterinas”, diz Edson.

João não fala, não anda, não enxerga bem e pouco se mexe. Mas é um ótimo exemplo de vitória. Quando ele ainda estava na barriga, a mãe soube que ele nasceria só com 15% do cérebro. Mesmo assim, manteve a decisão de ter o filho.

“No começo a gente fica meio em dúvida, só que eu pensei comigo, se alguém tem direito de tirar a vida de quem quer que seja é Deus, então eu estava nervosa com a situação, mas eu achei que eu deveria levar adiante porque se ele tivesse que morrer ele morreria dentro da minha barriga, ou até mesmo na hora do parto”, diz a dona de casa Kátia Pontes.

Credito: Reprodução / Rede VanguardaDurante o tempo todo, sobra atenção e carinho para João. Kátia diz que em nenhum momento se arrepende da decisão, mesmo ao reconhecer que não é fácil criar o filho.

“A hora de dar banho é difícil porque por enquanto ele pequenininho, vamos ver quando ele ficar grande como é que eu vou dar banho, mas assim o amor que ele passa pra mim, o sorriso transmite quando ele ta conversando com os anjinhos é especial”, diz Kátia.

Mas todo o esforço, segundo a mãe, vale à pena. Com quase um ano de vida, João é saudável na medida do possível. E um bom exemplo de que bebês com deformação cerebral podem viver e devem nascer, apesar das limitações.

De Potim, a dona-de-casa torce para que o aborto não seja legalizado, nem mesmo para os anencéfalos.

A votação no Supremo Tribunal Federal será retomada na tarde desta quinta-feira (12). Na quarta-feira (11), seis ministros votaram. Cinco a favor do aborto. Apenas um contra.

“Acho um absurdo, já tem tanto assassino e eles estão querendo criar mais e mais e mais. Eu acho que assim, infelizmente, graças a Deus eu tomei uma atitude e espero que todas as mães que estejam na situação que eu passei, que deixe essa lei pra lá e pense naquele feto que está lá dentro, naquela crianças que está lá dentro”, completa Kátia.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Infelizmente tive uma irmã e um irmão exatamente assim não sei se mais grave. Mas o amor e a dedicação de minha Mãe, meu Pai tambem da FAMILIA tios e primas eles sobreviveram cuidados com muito carinho e sempre TODOS em busca de recurso para que eles tivessem uma melhor qualidade de vida. Infelizmente as bestas em forma humana proliferaram em demasia e os condenaram. O Eterno os julgara no dia e hora certa

Nenhum comentário:

Postar um comentário