terça-feira, 24 de abril de 2012

FÁBULA

“Pelle sub agnina latitat mens saepe lupina”(Sob a pele de um cordeiro às vezes se esconde uma mente lupina)

Ralph J. Hofmann

A história do lobo em pele de cordeiro(*) é mais antiga que Esopo a quem normalmente é atribuída. É encontrada já na Bíblia.

No Brasil conseguimos subverter tudo. Até mesmo o sentido de um dito popular. O lobo veste-se de cordeiro para parecer um animal dócil e delicado, podendo assim aproveitar-se de situações em que as vítimas lhe voltam tranqüilamente as costas enquanto de defendem de predadores mais bem percebidos.




Já nós temos um Lobão (o Edison). Aparentemente um lobo com argúcia vulpina, capaz de utilizar seus instintos para derrotar nossos inimigos.

Contudo eis que a Argentina no exato momento em que se dedica a re-nacionalizar sua indústria petrolífera à custa do investidor espanhol, no momento em que um estado daquele país revoga concessões nas quais a Petrobrás já estava gastando dinheiro em pesquisa, nos convida a investir mais naquele país acenando com a possibilidade de produzir até 15% do petróleo daquele país.

O tratamento da Argentina aos brasileiros não pode ser tomado isolado por setor. Nenhum está num vácuo. A Argentina está numa guerra comercial atirando para todos os lados. Ocasionalmente atinge a indústria de máquinas e tratores do Brasil. Num outro momento atinge a nossa indústria de autopeças.

Já assestou os morteiros contra a nossa indústria alimentícia. A única coisa que a experiência nos dita é que o governo argentino nutre pelo Brasil, inveja e desprezo. As únicas coisas do Brasil que os argentinos respeitam são as praias, a música e as mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário