quarta-feira, 23 de maio de 2012

BUDA QUE BARIU

Ralph J. Hofmann

A nação está salva! Agora o Buda tem um dia (ver abaixo Lei N o 12.623, 09/05/2012) e o Reggae também (Lei N o 12.630, 11/05/2012).

Os aficionados do ritmo jamaicano podem agora celebrar a data se é que não a celebravam antes.

Eu entendo muito bem que o pessoal da “curtura” nacional queira homenagear o Reggae. Afinal de contas agora faltam alguns detalhes. Por exemplo, em homenagem a Bob Marley a venda de Kaya (Dagga , MaryJane ou Marijuana, também Hemp ou Maconha) seria franqueada no dia do Reggae. Já posso ver aquela nuvem de fumaça pairando sobre o Ministério da Cultura. Enquanto isto humildes fumantes de tabaco com nicotina são execrados.

Quando à homenagem a Buda vejo precedentes muito interessantes. Tenho o maior respeito pelos budistas. Acho que suas atitudes estão entre as mais louváveis do planeta. Mas é claro que isto abre novas perspectivas.

Pessoalmente, um país tão cheio de mitos e mágica como o Brasil teria de criar um dia de luto pelas bruxas de Salem nos Estado Unidos, injustamente perseguidas e executadas cruentamente por terem o azar de terem umas inimigas histéricas.

Inês de Castro. Faz parte de nossa cultura já que somos culturalmente luso-descendentes. Posso imaginar belas festividades com uma procissão de um trono ocupado por um esqueleto e honra à rainha morta de Portugal. Poderia coincidir com o dia de Finados.

Mas já que Bob Marley tem seu dia sugiro que devemos começar a lutar pelo estabelecimento de um Dia do Simonal, em honra ao mártir da música popular brasileira jogado aos jaguares e que morreu num exílio cultural. (*), impossibilitado de animar as platéias que antigamente o adoravam.

(*) Wilson Simonal cantor que marcou uma época foi acusado pelo chargista Jaguar de ser um alcagüete da repressão e tornou-se uma não-pessoa no universo da música popular brasileira. Nada jamais foi provado contra ele, mas sabe-se que Jaguar que nutria um ódio profundo a ele foi quem, usando indevidamente o poder do Pasquim criou o rumor, jamais confirmado apesar de profundas investigações.

LEI Nº 12.630, DE 11 DE MAIO DE 2012.

Institui o Dia Nacional do Reggae.

A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1o Fica instituído o dia 11 de maio como o Dia Nacional do Reggae, data em que se homenageará o ritmo musical difundido mundialmente por Robert Nesta Marley.

Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 11 de maio de 2012; 191o da Independência e 124o da República.

DILMA ROUSSEFF Anna Maria Buarque de Hollanda Luiza Helena de Bairros

LEI Nº 12.623, DE 9 DE MAIO DE 2012

DOU de 10/05/2012 (nº 90, Seção 1, pág. 1)

Institui o Dia do Aniversário do Buda Shakyamuni e o inclui no Calendário Oficial de Datas e Eventos Brasileiro.

A PRESIDENTA DA REPÚBLICA

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º - Fica instituído o Dia do Aniversário do Buda Shakyamuni a ser comemorado, anualmente, no segundo domingo de maio.

Art. 2º - A data comemorativa ora instituída passará a constar do Calendário Oficial de Datas e Eventos Brasileiro.

Art. 3º - O Poder Executivo poderá, nos termos da lei, apoiar eventos ligados à comemoração da data ora criada, inclusive autorizando o uso de espaço público, visando à preservação da tradição religiosa e dos valores culturais.

Art. 4º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 9 de maio de 2012; 191º da Independência e 124º da República.

DILMA ROSSEFF

Anna Maria Buarque de Hollanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário