sexta-feira, 29 de junho de 2012

Armas em funeral

Pouco ou nenhum destaque se dá aos verdadeiros heróis brasileiros.
Procuramos na grande imprensa notícias sobre o falecimento do General Ruy Leal Campelo, detentor do Bastão de Comando da Força Expedicionária Brasileira - FEB -, ocorrido em 21 de junho e nada encontramos. Passou despercebido.
Cremos que, atualmente, alguns jovens nem saibam o que queira dizer FEB, pois nas escolas pouco se ensina sobre civismo, sobre as lutas que as Forças Armadas enfrentaram para que pudéssemos manter nossa liberdade e nossa soberania.
Texto completo
A Força Expedicionária Brasileira - FEB -, foi a divisão do exército brasileiro que combateu na 2ª Guerra Mundial ao lado dos Aliados. A Segunda Guerra Mundial teve início em 1939 tendo como protagonistas a Alemanha e a Itália, países que eram guiados por doutrinas autoritárias. O nazismo e o facissmo respectivamente, expandiam-se territorialmente pela Europa.
A entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial foi decidida pelo naufrágio de navios brasileiros no litoral Atlântico, atingidos por submarinos das forças nazistas. O evento fez com que houvesse mais pressão para a declaração de guerra contra os países do Eixo - Alemanha, Itália e Japão -, o que aconteceu em 22 de agosto de 1942.
A Força Expedicionária Brasileira - FEB - saiu do Brasil sob o comando do general João Batista Mascarenhas de Morais com destino à Nápoles. Tendo desembarcado no território italiano, a FEB foi anexada ao 4º Corpo do Exército dos Estados Unidos.
A FEB era constituída por uma divisão de infantaria composta por 25.334 membros e tinha como lema “A cobra está fumando”. A primeira campanha da FEB se deu em setembro de 1944 no norte da cidade de Lucca, onde obteve as primeiras vitórias e tomou Massarosa, Camaiore e Monte Prano. A infantaria brasileira teve êxito em suas conquistas na guerra. Novas missões foram designadas para nossos pracinhas, como eram chamados carinhosamente. Os brasileiros tomaram Monte Castello e Castelnuevo . Essas conquistas foram importantíssimas.
A FEB entrou no final da guerra, mas foi decisiva. Em 1945 ainda avançou até Susa e uniu-se aos franceses na defesa da fronteira com a Itália. O saldo da FEB foi de 450 praças, 13 oficiais e 8 pilotos mortos e 12 mil feridos pelos combates.
Os militares voltaram ao Brasil saudados efusivamente por onde passavam. A campanha foi vitoriosa. Foram grandes combatentes e aprisionaram 20 mil soldados inimigos, além de 80 canhões, 1500 viaturas e 4 mil cavalos.
Mais tarde foi criada a Associação Nacional dos Veteranos da FEB para manter viva a memória desses bravos combatentes brasileiros, que luta com grandes dificuldades financeiras para se manter.O General Campello exerceu até meados de 2009 a Presidência do Conselho Deliberativo da Associação Nacional dos Veteranos da FEB (ANVFEB).
O General Ruy Leal Campelo foi um desses heróis. Em 2009, recebeu o Bastão de Comando da FEB, por ser o oficial vivo mais antigo a participar da Força Expedicionária Brasileira.

Sua carreira militar foi brilhante. Foi declarado Aspirante a Oficial da Arma de Infantaria pela Escola Militar do Realengo em 1940.Seguiu para itália como tenente. Lá, foi Subcomandante da 5ª Companhia do 1º Regimento de Infantaria – Regimento Sampaio. Com o retorno da FEB, ainda em 1945 foi promovido a Capitão, permanecendo no Regimento Sampaio já no comando da companhia.
Em 1978 deixou o serviço ativo, no posto de General-de-Brigada.
Dentre as condecorações que lhe foram outorgadas por sua participação na FEB destacam-se: Cruz de Combate de 2ª Classe, Medalha de Campanha, Medalha de Guerra e Cruz ao Valor Militar da Itália.

Como citamos no começo da matéria, se não fosse a Internet, talvez não soubéssemos da morte desse herói brasileiro
Aos seus familiares apresentamos os nossos pêsames.
Ao General Ruy Leal Campelo, a nossa continência como agradecimento dos brasileiros que permanecem na luta por democracia e pela manutenção da soberania brasileira.

Pela editoria do site www.averdadesufocada.com

Um comentário:

  1. Muito bom o blog. Uma piadiha de vez em quando também faz bem .Njus

    ResponderExcluir