Ralph J. Hofmann
Recentemente foi comentado que a presidência está negociando a compra de um novo avião para substituir o Aerolula.
A notícia surpreendeu pois afinal de contas o Aerolula é uma mera criança ente os aviões de chefes de estado pelo mundo afora.
Uma notícia de que a África do Sul estaria negociando a compra de um Boeing 777 para uso de Jacob Zuma parece ter lançado alguma luz sobre o assunto.
O avião do primeiro executivo é algo como o “strass” ou as penas de avestruz numa fantasia de carnaval. Abrilhanta as coisas, deixa mais vistosas.
Por exemplo, por que Obama tem tanto desprezo por Ian Cameron Primeiro Ministro da Inglaterra? Cameron vai a Washington na primeira classe de aviões de carreira. Economiza para seu povo. Sua mulher paga a própria passagem.
Hollande quando visita Merkel vai de jatinho executivo, mas tem um jato grande à sua disposição.
Angela Merkel viaja num Airbus A340-313X (seu marido vai de avião de carreira). Se Jacob Zuma comprar um Boeing 777-200 seu comprimento será de 63,7 metros um metro maior que o da Merkel
Obama, Hu JIntao e Manmohan Singh da Índia todos andam de Being 747 com 70 metros de comprimento. O Il-96-300PU de Putin da Rússia tem 68 metros de comprimento.
O Aerolula, um A-319-CJ tem apenas 33,8 metros. Mais ou menos do tamanho dos Boeing Business Jets (BBJ) atualmente usados por Zuma, Goodluck Jonathan da Nigéria o Governador Geral da Australia e a Primeira Ministra Julia Gillard da Austrália.
Obviamente esta é uma situação inaceitável. Precisamos chegar mais perto das outras grandes economias do mundo. Nossa dignidade nacional exige isto.
Pois sim!
Nenhum comentário:
Postar um comentário