terça-feira, 10 de julho de 2012

Vice uruguaio volta a criticar ingresso da Venezuela no Mercoul

O vice-presidente do Uruguai, Danilo Astori, voltou a criticar a entrada da Venezuela no Mercosul após a suspensão do Paraguai do bloco comercial, informa nesta terça-feira a agência Ansa. Segundo Astori, o ingresso venezuelano é "negativo para o bloco regional, para o Uruguai e, inclusive, para a própria Venezuela".
As críticas de Astori são voltadas especialmente para a maneira na qual a adesão foi aprovada. Segundo ele, a "institucionalidade vigente" foi rompida. "A posição de não aceitar o ingresso da Venezuela nessas circunstâncias era a acordada por toda a delegação uruguaia ao sair do país rumo a Mendoza, incluindo o presidente José Mujica e o ministro das Relações Exteriores, Luis Almagro", afirmou Astori, em um artigo publicado no site Yupress.
"O que aconteceu durante a reunião para reverter a posição da delegação uruguaia? Não sabemos. Quem nos abriu os olhos? Quais circunstâncias que não conhecemos sobrepuseram o interesse político ao legal?", questionou o vice-presidente.
O ingresso da Venezuela no bloco sul-americano foi aprovado durante reunião em Mendoza, na Argentina, no fim de junho. A presidente brasileira, Dilma Roussef, e os colegas José Mujica, do Uruguai, e Cristina Kichner, da Argentina, tomaram a decisão após suspenderem o Paraguai do Mercosul e se negarem a reconhecer o governo de Federico Franco, que assumiu a presidência paraguaia após o impeachment de Fernando Lugo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário