terça-feira, 31 de julho de 2012

VOCÊ NÃO VAI ENTENDER

Ralph J. Hofmann

O estudo do Talmud no judaismo é o estudo do corpo de leis contido em diferentes partes da Torah que é a Bíblia, ou seja, o Antigo Testamento. Ente sessenta A.C. e 70 D.C. houve duas revoltas contra os romanos, com perdas de talvez um milhão de vidas e inclusive grande número dos professores capazes de comunicar a tradição oral sobre as leis contidas na Torah.

No ano 200 D.C. resolveu-se coletar toda a legislação de uma forma metódica. Criou-se a Mishnah, um código. Nele sob um título adequado constava por exemplo qual a relação entre empregado e empregador, o que cabia a cada qual. O mesmo sobre rituais, sobre pureza e enfim todos os aspectos da vida em comunidade.

Posteriormente surgiu a discussão sobre o que realmente poderia significar cada uma dessas leis. Dali veio a existir o Gemara, onde diferentes sábios discutem as diferentes interpretações de uma lei ou norma.

A pequena história abaixo ilustra o que é o Gemara.

Um padre pede a um rabino que lhe instrua sobre Gemara, que na realidade não é um código que se possa memorizar e sim uma espécie de atas da maneira de lidar com os eventos, ou seja, um arquivo eternamente em aberto. O padre se furta a tanto alegando que o indivíduo precisa ter uma mentalidade judia para lidar com o Gemara.

O Padre diz ao Rabino: Você me ensinou muitas coisas, mas uma coisa eu quero aprender e você não quer me ensinar. Eu quero que você me ensine o que é a Gemarah!

Diz o Rabino: Você não é judeu, e nunca vai entender a Gemarah!

O Padre insistiu até que o Rabino concordou.

Diz o Rabino: Tudo bem, eu concordo em lhe ensinar a Gemarah, com a condição que me responda a uma única pergunta.

Tudo bem, diz o Padre. Qual é a pergunta?

O Rabino pergunta: Duas pessoas caíram juntas de uma chaminé, uma sai limpa e a outra suja. Qual das duas vai tomar banho?

Muito simples, responde o Padre: O sujo toma banho, o limpo não toma banho.

Eu lhe falei que você não ia entender, diz o Rabino. É bem o contrário. O limpo olha para o sujo, e pensa que também está sujo, e vai tomar banho. O sujo então olha para o limpo, pensa que também está limpo e não vai tomar banho.

Não pensei nisso, concorda o Padre

. Faça mais uma pergunta.

Bom, diz o Rabino: Duas pessoas caíram juntas de uma chaminé, uma sai limpa e a outra suja. Qual das duas vai tomar banho?

Muito simples, responde o Padre todo convencido. O limpo olha para o sujo, e pensa que também está sujo, e vai tomar banho. O sujo então olha para o limpo, pensa que também está limpo e não vai tomar banho.

Outra vez você errou, diz o Rabino. Lhe falei que você não ia entender. O limpo olha no espelho, vê que está limpo e não vai tomar banho, o sujo olha no espelho, vê que está sujo e vai tomar banho.

Mas você não disse que lá havia um espelho, reclama o Padre.

É o que eu lhe falei, diz o Rabino. É a tua cabeça. Você não é judeu e nunca vai entender que segundo a Gemarah você precisa pensar em todos os aspectos possíveis. Você precisa pensar em todas as possibilidades.

Bom, diz o Padre muito triste. Vamos tentar novamente, faça mais uma pergunta.

Essa é a última vez diz o Rabino. Duas pessoas caíram juntas de uma chaminé, uma sai limpa e a outra suja, qual das duas vai tomar banho?

É muito simples sorri o Padre. Se lá não tem espelho, o limpo olha para o sujo, pensa que também está sujo, e vai tomar banho, o sujo olha para o limpo, pensa que também está limpo e não vai tomar banho.

Se lá tem espelho, o limpo olha no espelho, vê que está limpo e não vai tomar banho, o sujo olha no espelho vê que está sujo e vai tomar um banho.

O Rabino responde: Eu lhe falei que você nunca ia entender a Gemarah, pois você não é judeu!

Como é que você consegue imaginar, que duas pessoas possam cair juntas de uma chaminé, e uma sair limpa e a outra suja??????????????

Um comentário:

  1. Para primeira resposta eu diria o certo mas ele responderia de forma diferente . Seria um debate de resposta ele jamais iria concordar porque tem Barba ruiva B
    Se fossem dois judeus seria uma longa conversa sem final

    ResponderExcluir